Carnaval com segurança em Salvador

Anúncios

Carnaval com segurança em Salvador veja as formas de aproveitar uma das maiores festas populares do país e do mundo, sem ter dor de cabeça.

Curtir o carnaval na Bahia é uma experiência que precisa ser vivenciada por todos que gostam da festa.

Anúncios

Em Salvador, carnaval é sagrado: o povo baiano se prepara o ano inteiro para a festa que reúne milhões de foliões de diversas parte do país e do mundo.

Anúncios

Mas com tanta gente nas ruas, é preciso tomar certos cuidados para nenhuma dor de cabeça e acabar com a sua folia.

Na festa não faltam atrações, mas também não faltam situações onde possam existir confusões e você entrar em situações de perigo.

Para que tudo possa transcorrer da melhor forma possível, é necessário conhecer os perigos, até para não cair em uma roubada.

carnaval com segurança
carnaval com segurança

Carnaval com segurança em Salvador

Infelizmente a folia na capital baiana é bem perigosa. Os ladrões são agressivos e procuram andar em bandos, se misturando a multidão para que não possam ser identificados.

O risco de ser roubado é muito grande, principalmente celulares e acessórios visíveis.

Não são raros casos de espancamento para efetivar o roubo, principalmente em mulheres. Mas todos podem ser alvos.

“Mãos bobas” estão sempre em ação e, quando você menos percebe, já passaram pelos seus bolsos. Mas não somente por eles.

Muitas mulheres são alvos de assédio sexual nas ruas podendo ocorrer a violência sexual efetiva. Infelizmente nem todo mundo que está nas ruas, está lá só para se divertir.

É recomendado não levar itens de valor, documentos ou carteiras. Reúna os itens imprescindíveis em bolsos com zíper ou velcro, ou use mochilas difíceis de serem abertas.

Considere essas dicas para aproveitar o Carnaval com segurança e prevenir-se:

– Use transporte público ou Uber para ir para os circuitos. As opções de estacionar são mínimas e caras. Além disso, nas ruas há guardadores de carros muito rancorosos, então melhor evitar.

– Evite andar sozinho em qualquer situação, mas principalmente em ruas isoladas, se você for mulher essa dica é primordial.

– Guarde bem objetos de valor, como celulares e documentos de identificação. Evite usar joias, guarde documentos, celulares e dinheiro em um porta dólar na bermuda ou short e evite entrar em ruas que não sejam as principais.

– Fique de olho nas crianças! O ideal é identificá-las com pulseiras de identificação ou crachás.

– Tenha à mão os telefones úteis:

  • Bombeiros – 193
  • Polícia Militar – 190
  • Samu – 192
  • Violência Infantil – 100

Fique atento nas ruas em situações de brigas

Assim como os furtos, a violência é um dos pontos mais negativos do Carnaval de Salvador. São situações comuns e infelizmente rotineiras no carnaval baiano.

Muita gente sai à noite disposta a brigar e quando você menos espera um clarão no meio da multidão é aberto e acontece a pancadaria. São situações que dificilmente as pessoas conseguem entender como começaram e muito menos como vão terminar.

Se isso ocorrer procure se afastar rapidamente do local, mas sem pânico. Fique sempre esperto e longe dessas pessoas. Aproveite o Carnaval com segurança.

Para piorar, a polícia também é violenta, munida de cacetetes que são utilizados ao menor sinal de tumultuo. O motivo é que sempre estão em menor número do que a multidão.

carnaval com segurança 1
carnaval com segurança 1

Atendimento Público no evento

A prefeitura normalmente disponibiliza efetivos de equipes que cuidam de diversos setores durante a festa, ao longo de todos os circuitos. Essa medida é para o público aproveitar o Carnaval com segurança.

Medicina – existem módulos de assistências 24h nos circuitos oficiais da festa, que tem leitos para atendimentos de pacientes clinicamente instáveis. Equipes de cirurgia de emergência entre outras, como administrativa e operacional.

Serviço Social – muito ativo na festa, faz a distribuição gratuita de preservativos, atende ocorrências e encaminham para o devido setor os casos mais graves. É dado foco para situações de discriminação sexual entre muitos outros.

Agentes de policiamento – agentes da guarda civil municipal e polícia militar monitoram e dão apoio a diversos órgãos públicos nas ações de fiscalização e ordenamento, desenvolvendo atividades de patrulhamento preventivo, identificação de crianças, entre outros.

Serviço de Guarda Vidas – são disponibilizados salva-vidas que ficam nas praias no trecho entre o Jardim de Alah e Ipitanga e nos normalmente em tempo integral.

Conclusão

Uma visita ao carnaval de Salvador deve estar nas suas programações da vida! Curtir o carnaval em Salvador é muito divertido, vale muito a pena e oferece a você dias de muita diversão.

Para passar o período com sucesso, é importante conhecer os principais perigos que podem surgir, as opções de serviços oferecidos e o que fazer se surgir algum problema.

No mais, é foliar, cuidar da saúde e da sua segurança para garantir uma festa incrível e inesquecível. Boa diversão!

Veja mais em Culinária e Cultura local