Pontos turísticos imperdíveis em Salvador

Anúncios

Sim, existem muitos pontos turísticos e passeios em Salvador, quepodem ser feitos mesmo durante o Carnaval, ou, apesar dele.

Salvador oferece muitas opções de entretenimento sofisticado durante o carnaval, como clubes de praia, alta gastronomia, vistas panorâmicas, entre outras atividades.

Anúncios

É uma ótima opção para aqueles que procuram uma experiência diferente e exclusiva durante a festa.

Anúncios

E uma maneira de não perder a oportunidade de conhecer tradições da cultura do Brasil. Salvador é uma cidade que vive a cultura do negro, embalada pelo afoxé.

Pontos turísticos e passeios na cidade

Barra Ondina de barco

E aí, bora curtir a Barra-Ondina de barco? Para quem quer mais privacidade, é possível alugar uma lancha ou barco e seguir o circuito. Tem empresas que fazem pacotes para grupos, mas é melhor reservar antes, hein!

A maioria das embarcações sai da Bahia Marina, pertinho do circuito Campo Grande. Você pode curtir os blocos e ver um pôr do sol incrível antes de voltar para a marina e muitos outros pontos turísticos.

Baía de Todos os Santos

pontos turísticos
pontos turísticos

É de arrasar esse ver o pôr do sol na Baía de Todos os Santos! A baía é linda e o sol se pondo por lá é incrível. O mar, o céu e os barcos, formam um cenário inesquecível.

Dá para assistir ao pôr do sol na praia ou no DAS (restaurante) ou no Hidden, bar itinerante.

Praia linda sem superlotação

Quer uma praia sem aglomeração? A praia do Flamengo é uma das mais badaladas de Salvador. Fica mais ao norte e é mais tranquila para passar o dia. Águas cristalinas, mar calmo (depende da maré) e ondas leves. Tem até barracas, que são tipo clubes de praia e eles estão nas maioria dos pontos turísticos.

Conhecer o Plano Inclinado

É um meio de transporte que funciona sobre trilhos fixados a uma estrutura de concreto e pode levar passageiros e cargas de lugares de acesso mais difíceis.

É considerado um passeio ou um dos pontos turísticos pois não existe outro igual no Brasil.

O Elevador Lacerda

Considerado o primeiro elevador urbano do mundo e ainda está ativo, levando milhares de pessoas todos os dias.

Você sabia que Salvador é uma só cidade, mas tem duas partes? Tem a Cidade Baixa, que é a região portuária e tem o Mercado Modelo, e a Cidade Alta, que é onde fica o Pelourinho, no Centro Histórico. O elevador liga esses pontos e também está na lista de pontos turísticos para visitar.

Igreja Nosso Senhor do Bonfim

A igreja Basílica do Senhor Bom Jesus do Bonfim em Salvador foi construída na metade do século 18 para abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus. Ela é um dos principais pontos turísticos e religiosos da cidade e atrai muitos devotos, turistas e peregrinos.

Além disso, as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim são super populares desde o início do século 19.

pontos turísticos 1
pontos turísticos 1

Desfile dos blocos afro – cultura raiz dos baianos

Os blocos afros são responsáveis por levar para a avenida uma mistura de cores, ritmos e fé, com inspiração na ancestralidade africana.

O batuque dos tambores, o colorido das fantasias, a dança e a alegria contagiante são as marcas dos blocos afro, que há muitos anos arrastam milhares nas ruas de Salvador. Os seus afoxés, são a representação da cultura negra na Bahia.

– Pelourinho: Blocos Afro Olodum e a Banda Didá

– Liberdade: Blocos Afro Ilê Aiyê e Muzenza

– Itapuã: Bloco Afro Malê de Balê

– Periperi: Bloco Afro Araketu

– Pirajá: Bloco Afro Cortejo Afro

Afoxé Filhos de Gandhy

Criado em 1974, no Bairro da Liberdade, por dois amigos que decidiram fazer uma agremiação carnavalesca só de negros. Nascia assim o Ilê Aiyê. Na cultura do bloco é indiscutível o combater o racismo.

O ritmo é marcado pelos instrumentos de percussão: atabaque, surdo, repique, timbau e tarol.

Olodum

O Bloco Olodum nasceu em 1979, no Pelourinho. Tornou-se um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira por todo o mundo. Ganhou expressão mundial ao fazer parte de um clipe do cantor Michael Jackson. Porém, no Brasil, já era tradição no Carnaval.

Além dos batuques de diversos tipos de tambores, o bloco cria coreografias originais e nas fantasias muita cor e pintura corporal já característica do grupo.

Bloco Afro Ara Ketu

Bloco foi fundado em 1980, em Periperi. As suas cores são: azul e branca. Seu compositor mais significativo é o músico Carlinhos Brown. No bloco o forte é a combinação de ritmos musicais que foram se misturando e formando novos ritmos. Na bateria o surdo-de-marcação gera o toque, seguido pelo surdo-de-repique, chocalhos, tamborins, pandeiros e caixas.

Então, viver o Carnaval em Salvador sem fazer essas visitas é perder uma grande oportunidade. Organize-se e tenha um excelente passeio.

Veja mais em Culinária e Cultura Local

Artigo anteriorCarnaval com segurança em Salvador
Próximo artigoTurismo em Brotas – bons motivos para fazer