Conheça o Espírito Santo

Anúncios

Conheça o Espírito Santo, um dos Estados brasileiros mais atrativos, com suas belas paisagens e rico em história cultural resultante da influência de vários povos, como índios, negros, portugueses, italianos, alemães e outros.

Turismo religioso também é um ponto alto das atividades por lá. A religiosidade dos habitantes do Espírito Santo é muito intensa e pode ser observada ao longo do ano através de grandes celebrações.

Anúncios

A Festa da Penha, uma homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado, que é comemorada com peregrinações e missas no Convento da Penha, localizado em Vila Velha.

Anúncios

Conheça o Espírito Santo

Um dos pontos turísticos do Estado é o Convento da Penha é uma construção de 1558 sobre uma grande rocha. Por lá, dá desfrutar uma bela vista da baía de Vitória, Vila Velha e praias encantadoras.

conheça o Espítiro Santo
conheça o Espítiro Santo

Também muito popular é a Festa de São Benedito, um evento realizado em janeiro e comemorado em várias cidades do Estado.

Na parte de turismo rural, citamos a família Carnielli foi uma das pioneiras na atividade de agro turismo em Venda Nova do Imigrante.

Sua principal fonte de renda era o café, mas no curral vacas para produziam leite e a Nona começou a produzir queijo, que ficou famoso na região. Além de vender o produto, expõem como é a produção.

Então tudo na fazenda virou atração: o curral, o resfriamento do leite, a cura do queijo na câmara fria, o moinho de pedra para fazer fubá, o café secando no terreiro, tudo se tornou atração.

Aqui o agro turismo surgiu naturalmente na comunidade e se expandiu por várias regiões do Espírito Santo.

Hoje o estado oferece uma grande variedade de produtos, incluindo geleias, doces, biscoitos, pães, café, fubá, leite, queijo, ricota, iogurte, vinhos, licores, cachaças, artesanato e bordados.

O Espírito Santo e seu ecoturismo

O Espírito Santo é repleto de atrativos naturais que variam do norte ao sul e do leste ao oeste do Estado.

Há opções para todos os gostos, desde mar até montanha, passando por manguezais e lagoas cristalinas, serras antigas cobertas por florestas, pontões rochosos, e muito mais.

Algumas sugestões incluem:

1. Parque Nacional do Caparaó, que abriga o terceiro pico mais alto do país, o Pico da Bandeira, com 2.890 metros de altitude. Localizado em Dores do Rio Preto, que oferece a trilha da Pedra da Menina e o trekking para o Pico da Bandeira.

2. Parques Estaduais de Pedra Azul, em Domingos Martins, e de Forno Grande, em Castelo, são excelentes opções para caminhadas ecológicas, com vistas deslumbrantes.

3. Circuito das Três Santas, formado por Santa Teresa, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, é rico em tradições culturais além de abrigar cachoeiras, rochedos, orquídeas e colibris raros.

Aqui tem o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, popular para observação de aves e plantas.

Linhares possui o maior complexo lagunar do país, com 64 lagoas, incluindo a Juparanã, maior lagoa em volume de água do Brasil. Além disso, há também o Projeto Tamar, que protege as tartarugas marinhas.

O Parque Estadual de Conceição da Barra apresenta diversos tipos de ecossistemas, como Mata Atlântica, tabuleiro, praia, rio, manguezal, restinga e alagado, e abriga uma ampla fauna, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

Praia do Riacho Doce em Conceição da Barra é para quem quer um local mais tranquilo e isolado.

Turismo cultural

O Espírito Santo é rico em diversidade cultural, devido à presença de vários povos que trouxeram suas tradições, como negros, índios, italianos, alemães, pomeranos e libaneses.

A cultura capixaba é representada em muitos aspectos da vida, incluindo música, danças, culinária e festas. O congo é o ritmo mais tradicional do estado e faz referência a diversos aspectos da vida, incluindo escravidão, devoção religiosa, amor e mar.

Outro ritmo marcante é o ticumbi, caracterizado por sons de violas e pandeiros e cantorias em versos e rimas.

O Encontro Nacional de Folia de Reis em outubro, Boi Pintadinho no Carnaval em Muqui. a Festa da Polenta, Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, Festival de Forró em Itaúnas, Festival da Sanfona e da Viola em São Pedro de Itabapoana, Festa da Imigração Pomerana em Santa Maria de Jetibá e o Festival Nacional de Teatro em Guaçuí são outros atrativos do estado.

O artesanato também é uma parte importante da cultura capixaba, sendo a panela de barro tradição de mãe para filha que tem pelo menos 400 anos, tornam mais saborosos os pratos típicos do estado. A panela de barro é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

conheça o Espítiro Santo
conheça o Espítiro Santo

Outros tipos de artesanato também são reconhecidos, como o artesanato de fibra de bananeira de Iconha e o artesanato de conchas de Piúma.

Na Culinária o destaque é para a torta e a moqueca capixaba.

Turismo náutico

O Espírito Santo é famoso por suas pescas oceânicas e esportes náuticos, atraindo pescadores de todo o mundo com sua rica variedade de peixes de grande porte.

Vitória é reconhecida como a capital mundial do marlim, tendo estabelecido dois recordes mundiais na captura deste peixe, tanto azul quanto branco. Além dele dá para capturar peixes como atum, robalo, dourado, entre outros.

O mergulho também é uma atividade popular na região em Três Ilhas em Guarapari, eles podem ser diurnos ou noturnos e permitem a visita ao recife artificial marinho criado a partir do naufrágio do navio Victory 8B.

Windsurf, kitesurf, stand-up paddle, surf, velejo, aluguel de barcos e passeios de escuna são algumas das opções disponíveis para os visitantes.

Conheça o Espírito Santo e descubra todas as maravilha que este pequeno estado brasileiro tem para oferecer!

Veja mais em Meus Destinos

 

 

Artigo anteriorLugares Baratos para ficar em Formosa
Próximo artigoO que visitar no Espírito Santo