Alter do Chão – culinária e cultura local

Anúncios

Alter do Chão é um destino turístico que combina beleza natural, cultura local e culinária rica. A cidade é famosa por sua gastronomia, que mistura sabores tradicionais e peixes amazônicos, proporcionando uma experiência culinária única e surpreendente. Eventos culturais também são comuns na cidade, atraindo turistas de todo o Brasil. Além disso, o local possui incríveis restaurantes com vista para o rio, oferecendo uma vista espetacular enquanto você desfruta das delícias da cozinha paraense.

Alter do Chão – culinária e cultura local

Culinária típica de Alter do Chão

Anúncios

O caruru e o tacacá são pratos típicos da culinária paraense e podem ser encontrados facilmente em Alter do Chão. O caruru é feito com quiabos e é servido como acompanhamento do acarajé. Já o tacacá é uma mistura de caldo de tucupi, jambu, camarão, pimenta e goma de tapioca, que pode ser encontrado quente nas barraquinhas à beira do Rio Tapajós. Aproveite a sua visita para experimentar essas delícias culinárias da região.

Anúncios

Alter do Chão
Alter do Chão

O jambu é uma erva comum na culinária da região norte do Brasil, incluindo Alter do Chão, e é conhecido por ter propriedades anestésicas na boca. Ele é usado de forma versátil em muitos pratos e é considerado uma atração culinária na região.

Se você quer um doce, a dica é experimentar o supercremoso sorvete de jambu da Boto Gelato da Amazônia. Uma charmosa mistura artesanal de frutas e sabores típicos da Amazônia. As sobremesas se destacam neste espaço, que também oferece opções de castanha do Pará, cupuaçu e cumaru (baunilha da Amazônia).

Pato no Tucupi é um prato tradicional da região, o tucupi é conhecido como um líquido venenoso extraído da raiz da mandioca silvestre. Mas, na verdade, é um caldo deliciosamente ácido que acompanha muitos dos pratos do Pala.

Outras comidas também valorizam a cultura tradicional de Alter do Chão, como bolinho de Piracuí (farinha de peixe), isca de pirarucu, cachaça de jambu. conhecido

Para quem não pode deixar de conhecer a culinária local, uma dica é aproveitar para experimentar os peixes da região, como tucunaré defumado, escabeche, tucupi e muito mais.

Tradições culturais

Alter do Chão (Santarém-Pará) é um dos paraísos turísticos do Brasil. Um lugar especial do qual ninguém se cansa, cheio de belezas naturais, tradição e paisagens de tirar o fôlego. Não à toa é chamada de “Caribe Amazônico” e “Pérola do Tapajós”.

A vila de Alter à noite fervilha de bares e restaurantes, mas o que mais importa é conhecer o tradicional Carimbó, um ritmo dançante considerado patrimônio cultural do Brasil.

As famosas “Quintas do Mestre e a Sereia” decorrem no centro de referência do Carimbó “Mestre Chico Malta” no recanto da ilha. Turistas se divertem e dançam muito carimbó, inclusive mulheres com saias tradicionais de carimbó, feitas de chita, que criam uma magia especial na dança.

A Festa do Çairé acontece na terceira semana de setembro e é considerada uma das maiores festas folclóricas do Brasil, reunindo pessoas de todo o mundo. Foi realizada por mais de 300 anos.

Alter do Chão 1
Alter do Chão 1

Disputa dos Botos, é um show lendário e cheio de fãs entre o Boto Cor de Rosa e o Boto Tucuxi. É um festival folclórico a disputa dos botos, com som, luzes, dança e show de público. Nesta batalha, a cidade foi dividida entre Boto Cor de Rosa e Boto Tucuxi. Esses dois tipos de golfinhos têm uma lenda que torna esses animais tão famosos na região amazônica.

São tradições ligadas às origens indígenas paraenses que permanecem na culinária e na cultura da região, mantendo-as vivas.

Dependendo do período da viagem, o turista poderá assistir uma outra festividade, pois são tradicionais na região.

Veja mais em Culinária e Cultura Local

Artigo anteriorO Caribe Brasileiro conheça Alter do Chão
Próximo artigoCidade de Torres conheça mais sobre esse destino