Conheça Jalapão

Anúncios

Conheça o incrível Jalapão, uma região repleta de belezas naturais como suas douradas Dunas de mais de 40 metros de altura.

Tem fervedouros que permitem a flutuação, chapadões imponentes ao longe, cachoeiras e piscinas naturais de água cristalina.

Anúncios

O nome “Jalapão” foi inspirado na flor Jalapa-do-Brasil, também conhecida como “Chuveirinho”, que é abundante na região.

Anúncios

Essas flores exibem suas belas pétalas brancas de março a julho, destacando-se no Cerrado.

Conhecido como “Deserto das Águas”, o Jalapão desperta a curiosidade dos turistas. Localizado no extremo leste do estado do Tocantins, a cerca de 350 km de Palmas, a capital.

O Jalapão não é uma cidade, mas uma região vasta, com cerca de 34 mil km² – mais ampla que o território de Sergipe e Alagoas! – e que engloba cinco áreas de conservação, incluindo um parque estadual.

Conheça Jalapão
Conheça Jalapão

Há vários municípios incluídos no Jalapão, tais como Mateiros, São Félix do Tocantins, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins, que servem como portais de entrada para os atrativos e como base para os passeios.

Conheça Jalapão

A capital Palmas é a cidade que oferece melhor acesso. Além de ser mais próxima a cidade recebe vôos vindos de Brasília, São Paulo e Goiânia.

De outros destinos é importante fazer conexão para chegar na capital.

A partir de Palmas, tomando a direção da Ponte Alta do Tocantins são percorridos 195 km de estradas asfaltadas. Desse ponto em diante só existem estradas de terra.

Devido às estradas de terra, na região do Jalapão só é possível circular com veículos 4X4, e de preferências passeios guiados.

As estradas têm poucas placas e as regiões turísticas são de difícil acesso.

Além disso, além da densidade demográfica ser baixíssima (não chega a 1 habitante/km²) e você dirige por horas sem ver ninguém pelo caminho para dar uma indicação.

Mas, fique calmo! Existem empresas já preparadas para o traslado do percurso e bons roteiros na região que você conheça Jalapão tranquilamente.

Turismo na Região

Conheça o Jalapão, que é um destino turístico renomado no Tocantins, apesar de ainda não ser tão conhecido.

É um local rico em atividades de ecoturismo dentro e fora do Parque Estadual do Jalapão.

As principais atrações são as águas cristalinas dos fervedouros, onde a forte pressão da água impede o afundamento.

No entanto, existem muitas outras coisas para se fazer no Jalapão, além dos fervedouros. Cachoeiras, praias, rios cristalinos, formações rochosas, dunas e chapadas estão espalhadas pelo cerrado e só são acessíveis por veículos 4×4.

Como chegar ao Jalapão A região do Jalapão está localizada em 4 municípios do Tocantins: Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins e Novo Acordo. A Área de Proteção Ambiental (APA) se estende a mais 6 municípios.

Agências de turismo oferecem pacotes de viagem de 4 a 6 dias saindo de Palmas, incluindo transporte em veículo 4×4, entrada nos atrativos, hospedagem em pousadas e refeições.

Para conhecer todos os principais pontos da região, é necessária uma semana de viagem. Além do voo para Palmas, existem pacotes terrestres de 4 a 6 dias disponíveis.

Parque Estadual do Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão foi criado em 2001 e cobre uma área de 159 mil hectares nos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins, no centro-leste do Tocantins.

Além disso, a APA Estadual do Jalapão, criada em 2000, cobre uma área ainda maior, com 461 mil hectares, abrangendo parte dos municípios de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.

A paisagem é composta principalmente por cerrado e campo limpo com veredas, preservando a fauna e a flora do cerrado e oferecendo inúmeras atrações turísticas, especialmente os fervedouros 

O Jalapão pode ser visitado a qualquer momento do ano. Embora faça calor o ano todo, há duas estações bem definidas, seca e chuvosa, que podem afetar a sua experiência nos passeios.

Época adequada para a viagem

A época ideal para essa viagem fica entre os meses de maio a setembro, sendo o período chuvoso entre de dezembro e março.

A Estação Seca no Jalapão-TO O verão local, que vai de maio a setembro, é caracterizado pela estação seca, com pouca ou nenhuma chuva, especialmente em junho, julho e agosto.

Este é o melhor período para visitar o Jalapão, pois:

• É pouco provável que haja chuva durante as atividades turísticas.

• As águas dos fervedouros e das cachoeiras serão mais claras.

A Estação Chuvosa no Jalapão-TO

Conheça Jalapão 1
Conheça Jalapão 1

De outubro a abril, época que corresponde ao inverno local, a região é mais propensa às chuvas, com os maiores volumes caindo entre dezembro e março, chegando a médias mensais superiores a 200mm.

Nesta época, há uma maior possibilidade de as chuvas prejudicarem as atividades turísticas. As águas dos fervedouros e das cachoeiras poderão estar mais turvas devido a chuvas intensas.

No entanto, uma das vantagens da época chuvosa é a presença de menos turistas, o que permite aproveitar cada atração com mais tranquilidade e tirar fotos com mais facilidade.

Artesanato

Você está prestes a embarcar em uma viagem inesquecível, onde a natureza exuberante e a simplicidade serão o seu cenário.

No Jalapão, as tradições são preservadas, a culinária é preparada com muito carinho no fogão à lenha e os artesãos locais dão vida ao capim dourado, transformando-o em obras de arte únicas.

Aliás o material produzido aí, com esse capim é muito famoso e tem destaque internacional devido à beleza e raridade das peças.

É uma oportunidade única de desfrutar da beleza e autenticidade da região. Você vai se encantar com essa maravilha, inserida dentro do Cerrado brasileiro. Visita que vale a pena!