Anúncios
Conheça Cuiabá, a capital do estado de Mato Grosso, uma cidade vibrante e rica em história, cultura e gastronomia.
Sua localização estratégica no centro da América do Sul faz dela um ponto de encontro de várias culturas, o que se reflete em sua diversidade cultural e culinária.
Anúncios
Para os amantes da história, Cuiabá oferece diversas opções de passeios. O centro histórico da cidade é bem preservado, com prédios antigos, igrejas e museus que contam a história da região.
Anúncios
Destaque para o Museu do Rio, que apresenta a história da navegação no Rio Paraguai e da região do Pantanal.
Cuiabá serve como base para ir à outros lugares na região., como a Chapada dos Guimarães e ao Pantanal Norte.
Essa proximidade se reflete em sua rica gastronomia, com vários restaurantes que servem rodízio de peixes pantaneiros, e a melhor casa da cidade, o Mahalo, que utiliza ingredientes regionais em receitas de base francesa.
Vale ressaltar que o fuso horário do Mato Grosso tem uma hora a menos em relação a Brasília.
Conheça Cuiabá
Para chegar a Cuiabá, os principais acessos são pela BR-364, partindo de Goiás, e pela BR-163, a partir de Mato Grosso do Sul. Já a BR-070 para Rondônia e a BR-163 para Santarém – esta com grandes trechos de terra no estado do Pará – ligam a capital mato-grossense aos estados da região Norte.
O Aeroporto Marechal Rondon fica em Várzea Grande, a apenas 8 quilômetros do centro de Cuiabá, e recebe voos das principais capitais brasileiras.
Em relação às opções de lazer em Cuiabá, elas não são tão abundantes. Por isso, quem tiver um tempo a mais pode optar por contratar passeios de um dia para os principais destinos turísticos do estado.
O clima em Cuiabá é quente o ano inteiro, com temperaturas acima dos 30°C. Os meses de verão são os mais chuvosos, enquanto no inverno as chuvas são mais escassas. Nos dias úteis, o público de negócios costuma movimentar os hotéis da cidade.
Com o crescimento do agronegócio e a escolha da cidade como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, o número de hotéis em Cuiabá cresceu nos últimos anos.
A maioria deles possui perfil executivo, com acomodações compactas e poucas áreas de lazer.
A gastronomia de Cuiabá é outro ponto forte da cidade, com destaque para o prato típico “arroz com pequi”, feito com arroz, pequi (um fruto típico do cerrado) e carne de sol.
Além disso, há uma grande variedade de restaurantes que oferecem culinária regional, como carne de sol, pacu e pintado, peixes típicos da região.
O que fazer em Cuiabá
Para aqueles que têm alguns dias para explorar a cidade, Cuiabá oferece muitas belezas naturais e uma rica história. Prédios e construções que são importantes e contam um pouco sobre o lugar e estão na lista de atrações e coisas para fazer em Cuiabá, Mato Grosso.
Quando o calor apertar, os lugares ideais para visitar são os parques e praças, que são belos refúgios para se refrescar e renovar as energias para o próximo passeio. E eles não vão faltar.
Conheça Cuiabá, uma cidade que também conta com uma vida boêmia bastante agitada, com bares e casas de shows para quem quer se divertir.
Centro histórico Cuiabá
O centro histórico de Cuiabá é uma boa pedida para quem gosta de admirar prédios e casas que conservam a arquitetura antiga e contam história. A região preserva as construções do período colonial, algumas das quais foram transformadas em museus.
As igrejas preservam a arquitetura, mesmo após restauração. O centro histórico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Iphan. Além disso, a região oferece bares e restaurantes que permitem desde lanches rápidos a uma boa conversa durante uma cerveja.
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha
Uma atração inusitada de Cuiabá é o Museu do Morro da Caixa D’Água Velha. Este museu conta um pouco da história da cidade e do próprio local, que está instalado em uma antiga caixa d’água.
No local ficam expostas fotografias antigas, e registros da história e do desenvolvimento da capital.
Na verdade, ele é como um mirante natural de onde se pode ver a cidade do alto. É um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol e apreciar a vista panorâmica de Cuiabá.
Casa do Artesão
A Casa do Artesão é um espaço dedicado à venda e exposição dos trabalhos de artistas da região e está instalada em uma das históricas construções do centro de Cuiabá. O casarão que abriga o local é tombado pelo Iphan e proporciona uma vista linda. Os turistas podem apreciar trabalhos manuais em cerâmica, têxteis, indígenas e até doces e licores.
Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é dedicada a dois santos ao mesmo tempo e está presente desde a fundação da cidade. A construção preserva a um pouco da arquitetura barroca e rococó no seu interior. Embora tenha uma fachada simples, os cuiabanos a consideram como um marco da cidade.
Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho
O Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho possui arquitetura neogótica e foi inspirado na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Sua fachada é imponente, mas o interior é mais simples. Ainda assim, é considerada a igreja mais bonita da capital do Mato Grosso. Anexado a ela está o Museu de Arte Sacra, que também vale a pena conhecer.
O Santuário possui arquitetura neogótica e foi inspirado na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Sua fachada é imponente, mas o interior é mais simples. Ainda assim, é considerada a igreja mais bonita da capital do Mato Grosso. Anexado a ela está o Museu de Arte Sacra, que também vale a pena conhecer.
Conclusão
Conheça Cuiabá, uma cidade cercada por natureza, situada em uma região de transição entre o cerrado e o Pantanal, o que significa que há muitas áreas verdes ao redor da cidade.
Alguns dos lugares para se visitar são o Parque das Águas, o Parque Mãe Bonifácia e o Parque Estadual Massairo Okamura.