Anúncios
O Carnaval em Salvador é conhecido ao redor do mundo por sua energia vibrante, alegria contagiante com música, baianidade, cultura e animação.
Se você for um folião de primeira viagem, pode ser difícil encontrar seu caminho na cidade durante a festa. Para te ajudar a curtir o melhor do Carnaval em Salvador, preparamos algumas dicas.
Anúncios
A festa rola por uns 6 a 8 dias sendo que tem as festas pré-carnaval que começam dois dias antes.
Anúncios
Durante o dia, procure seguir um ou dois blocos para curtir os circuitos e a noite é sempre bom um camarote. Varie essas opões em outros dias, curtindo como pipoca, sem gastar muito.
Tudo depende da sua energia e quanto você quer gastar. Faça um cronograma e compre o abadá, o ingresso do camarote com antecedência.
É ideal também que escolha sua hospedagem com antecedência, seja em casa de amigos ou hotéis ou imóvel locados. Com certeza você vai precisar descansar.
A cidade recebe milhões de visitantes durante o Carnaval, então é importante reservar sua acomodação, pois em cima da hora pode der difícil e bem mais caro.
Carnaval em Salvador como aproveitar
Para festejar os dois principais circuitos: Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande). O Dodô é o circuito mais tradicional, com 4,5 km de extensão e uma estrutura de camarotes. Já o Osmar é o circuito mais antigo, com 4 km de percurso no centro de Salvador.
Procure onde estão os artistas que você quer ver no Carnaval e organize a agenda para não perder nenhum show. Algumas apresentações acontecendo ao mesmo tempo nos dois circuitos.
Aprenda a diferença entre abadá, bloco, camarote e Folião pipoca, você vai ver que isso é importante.
Outra coisa muito procurada é o abadá, a camisa que dá acesso ao bloco ou camarote em determinado dia e é semelhante a um ingresso.
Já o bloco é uma comunidade de foliões que desfilam juntos durante o Carnaval.
O camarote é uma área VIP com uma estrutura melhor e o Folião pipoca aquele que faz parte da festa e são os foliões sem camarote, que se misturam com a multidão.
Guia para iniciantes não se perderem
Fazer tudo com antecedência é o mais recomendado, mas se você decidiu agora, ainda pode organizar um bom carnaval em salvador.
Nos 3 circuitos principais: Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho) rolam as grandes festas de rua e o folião vai andando junto com o trio elétrico ou pode curtir parado, esperando outros passarem.
Campo Grande (Osmar) é o circuito mais tradicional, tem uns 4km de extensão e é um pouco estreito. A prefeitura coloca arquibancadas a preço acessível para os turistas curtirem.
Pelourinho (Batatinha) é um circuito bem alternativo. Não tem os trios elétricos, mas as pessoas curtem ao som de fanfarras, marchinhas e blocos pequenos. É uma experiência bem diferente!
O circuito da Barra/Ondina (Dodô) é o mais famoso e turístico, tem uns 4,5km de percurso e os trios elétricos começam a tocar perto do Farol da Barra e vão até a Ondina. Esse circuito é mais largo e tem os melhores camarotes e os blocos e bandas mais tops (no Campo Grande também tem grandes artistas, mas com uma frequência menor).
Quem vai curtir como pipoca (sem bloco ou camarote) ou quem vai sair em blocos e depois quer continuar na rua, é indicado ficar em Ondina. É a parte mais larga do percurso, tem espaço pra todo mundo e, como tem bons camarotes, os artistas param e tocam muitas músicas lá.
Camarotes para quem quer conforto e mais segurança para foliar
Os camarotes em Salvador servem para quem quer ter mais conforto e não aguenta pular e dançar 4,5km em um bloco.
Uma boa pesquisa é importante pois há variedades nos preços e serviços oferecidos.
Alguns têm open bar (bebida incluída) e outros all inclusive (bebida e comida incluídas). Esses camarotes tops têm uma boa infraestrutura: restaurantes bons, boate, show com ótimas bandas, bares com as boas bebidas, massagista, cinema, salão de beleza, lugar pra customizar o abadá, entre outros serviços. O preço é um pouco salgado, mas dá pra parcelar e a experiência é incomparável.
Os mais tradicionais são patrocinados por marcas de cerveja, neles você pode chegar perto de artistas e celebridades do momento.
Conclusão
Tanto nos camarotes à noite como nos circuitos de rua durante o dia a parte dos circuitos tem um barulho intenso.
As pessoas ficam aglomeradas e muito juntas, existe o risco de brigas, roubos entre outros contratempos. Portanto, não é nesses momentos que você vai descansar.
Mas a experiência de quem gosta de Carnaval em Salvador é realmente inesquecível.
Veja mais em Culinária e Cultura Local