Anúncios
As tradições de Alagoas estão fortemente influenciadas pelos tempos da colonização e ainda preserva suas tradições folclóricas, culinária e artesanato.
A culinária, o folclore e o artesanato são aspectos importantes da cultura alagoana e são fontes significativas de renda para o estado, através do turismo.
Anúncios
A tradição no artesanato e bordados é forte, e eles são considerados os mais bonitos, variados e valiosos do Nordeste, sendo produzidos em todo o estado.
Anúncios
A cultura local é baseada na culinária, no folclore e na tradição do artesanato e bordados, que são considerados os mais valiosos ricos e variados do Nordeste, sendo produzidos em todos estado.
As tradições de Alagoas na culinária e cultura
Artesanato
O artesanato em Alagoas é extremamente diversificado, com peças produzidas a partir de materiais como palha, cerâmica, madeira, couro, casca de coco, fibra de bananeira e bordados. Estes trabalhos manuais são transmitidos de geração em geração e têm grande procura no mercado nacional e internacional caracterizando uma grande parte do comércio e da renda na região.
Em Maceió, a capital, o bairro do Pontal da Barra é uma referência para os bordados, em Pontal da Barra, bairro muito tradicional. Nessa região, quanto os homens são direcionados para a atividade de pesca, também uma cultura ancestral, As mulheres tendem a ser conduzidas para o tear, fazendo renda.
Já na região de Água Branca são encontrados trançados de palha de ouricuri e cipó e rendas singelezas, também tradições locais.
Produtos em cerâmica utilitária, como panelas, moringas e potes, são vendidos em feiras-livres e mercados de artesanato em todo o estado.
As tradições de Alagoas
Em União dos Palmares, na região dos Quilombos, são comercializadas peças em cerâmica produzidas produzidas no pequeno povoado de Muquém. Aqui ainda persistem vivos remanescentes negros do Quilombo dos Palmares.
Em Penedo, na região onde fica a Foz do Rio São Francisco, produzidos e comercializados produtos feitos com as palhas do coqueiro ouricuri e de taboa, no artesanato local.
Também são confeccionadas peças com a fibra da bananeira, produzidas em Maragogi, no litoral Norte alagoano.
Culinária
A culinária alagoana também é uma parte importante da cultura local.
Além dos artesanatos, a gastronomia é variada e saborosa, com destaque para a qualidade e variedade de frutos do mar, carnes, doces e sucos de frutas tropicais.
Um dos pratos típicos que representa a culinária do estado é o Sururu de Capote, que consiste em mexilhões cozidos no leite de coco com tomate, cheiro verde e outros temperos.
Além disso, outros pratos regionais também são populares, como carne-de-sol com fava e feijão verde, picanha grelhada, pernil, bisteca, frango assado, carne de avestruz e carne de búfalo.
A região de Maragogi, no litoral norte de Alagoas, é conhecida por sua produção de broas e sequilhos.
A culinária alagoana é servida em vários restaurantes e bares, oferecendo aos visitantes a oportunidade de experimentar as especialidades da região.
Folclore
Folclore Alagoano O folclore alagoano tem suas raízes na história e nas tradições dos três grupos que formaram o povo brasileiro: negros, brancos e índios.
Ao longo do ano, há uma série de manifestações folclóricas, com mais de 30 diferentes tipos de celebrações. Entre as festividades mais conhecidas, incluem-se as celebrações natalinas: Pastoril, Guerreiro, Taieira, Baianas, Reisados, Marujada, Presépio, Cavalhada.
As festas religiosas incluem o Mané do Rosário, Bandos dos Carnavalescos, Cambindas, Negras da Costa, Samba do Matuto, Caboclinhos, Torés de Índio e Xangô, e Danças de São Gonçalo, Coco Alagoano, Rodas de Adulto.
As mais importantes formas de cantar e dançar incluem a Quadrilha, o Coco de Roda e a Banda de Pífano, bem como os violeiros e repentistas encontrados nas praias.
A Festa do Milho é celebrada em União dos Palmares, assim como o Dia Nacional da Consciência Negra. A Peja (marcação do gado) é outra festa popular e tradicional. Entre as danças típicas, destacam-se o Bate-Coxa e o Coco.
Vaja mais em Culinária e Cultura Local